“Conseguir a vontade política de quem nos tutela e ultrapassar os obstáculos muitas vezes colocados pelas estruturas instaladas é um trabalho intenso e de persistência.”
Olhando para o trabalho desenvolvido pela APA Aquacultores.pt ao longo dos últimos 14 anos não posso deixar de recordar o contributo, empenho e dedicação de todos aqueles com quem tive o privilégio de partilhar cargos de direcção e sem os quais a associação não teria ultrapassado um longo e difícil percurso de crescimento, e chegar onde chegou. Com recursos muito limitados, é hoje inquestionavelmente o parceiro e porta-voz do sector aquícola, ouvido e atendido por todos os que têm, de alguma forma, responsabilidades ou interesses na área.
"Portugal tem algumas particularidades, mas para uma evolução mais célere seria necessário que todos os que pensamos sobre a actividade tivéssemos a mesma noção delas. Quando aí chegarmos a aquacultura poder-se-á tornar um sector com bastante impacto no PIB nacional."
Decorriam os longínquos anos 90, em Ferrel, Peniche. De madrugada, toca o telemóvel. “Mais um problema na piscicultura”, pensei eu. Do outro lado, uma voz aos gritos:
- Estamos a sair para aí, só vocês é que a podem salvar, vá andando para lá!