aquacultores.pt

Juntos rumo ao desenvolvimento sustentável.

AlgaPlus

A Algaplus dedica-se desde 2012 ao cultivo controlado e sustentável de macroalgas marinhas autóctones da costa do Atlântico, num sistema em terra tão inovador quanto natural e com certificação biológica. Localizados na Ria de Aveiro, num zona Natura 2000, são pioneiros na Europa a fazê-lo numa perspectiva de bio economia azul circular, pela integração de uma aquacultura de peixe com certificação biológica em todo o processo. A Algaplus possui a única maternidade europeia com escala comercial da espécie Porphyra spp., também conhecida como nori-do-atlântico.

Alvostral

A Alvostral, fundada em 2012, tem como atividade a produção e comercialização de bivalves, nomeadamente de ostras. Sediada em Portimão, a Alvostral é uma empresa predominantemente familiar e que tem desempenhado um importante papel na dinamização da região de Alvor, enquanto zona de eleição para a produção de ostra na região algarvia.

Aquacria Piscícolas

Empresa líder de mercado, produtora de linguado (Solea senegalensis) de altíssima qualidade, garantindo uma absoluta Segurança Alimentar e comercializado nas principais cadeias alimentares e canal HORECA de vários países europeus e EUA. A SEA EIGHT utiliza tecnologia própria de última geração, altamente sustentável, com 97% de reciclagem de água, num processo altamente tecnológico e com total respeito pelo bem-estar animal e pelo ambiente, proporcionando emprego de qualidade

Aquaínsua – Aquicultura, Lda

Aqualvor

A Aqualvor foi fundada em 1994 com o objetivo de ser uma referência na aquacultura de produção de dourada e robalo, em tanques de esteiro. Desde então temos vindo a apostar na inovação e na expansão da nossa atividade, através do aumento da capacidade instalada com a construção de mais tanques de pré-engorda, laboratório de ensaios, bem como a automatização dos sistemas. Num mercado que está em constante crescimento, sabemos que a aposta na inovação é um dos fatores que nos diferencia dos demais. Desta forma, fomos ao longo dos anos participando em diversos projetos ligados à sustentabilidade, valorização e otimização dos recursos e ecossistemas e em 2019 demos inicio à “Certificação GLOBALG.A.P. – o referencial global para as boas práticas agrícolas”, porque nos preocupamos por apresentar uma aquacultura segura e sustentável a nível mundial.

Aquazor

Aquicultura Viana

Atlantik Fish

A instalação aquícola está localizada na reserva Natural do sapal de Castro Marim, é constituída por 20 tanques de peixes, 3 tanques de bivalves e 6 estufas de pré-engorda de peixes, num total de 35 hectares. Possui uma sala de embalamento moderna equipada com a tecnologia mais recente. Os nossos peixes caracterizam-se pela sua excelência na qualidade e sabor, uma vez que vivem num ambiente natural, em plena Reserva Natural de Castro Marim, e devido ao seu regime alimentar natural.

Bivalvia

A Bivalvia pretende ser uma referência nacional na aquacultura. Temos como missão fornecer produtos do mar de qualidade, de acordo com as necessidades e desejos dos nossos clientes e parceiros. Produzir, com excelência técnica e de gestão, de forma eficiente e sustentável em total harmonia com o ambiente e com o meio envolvente. Contribuir para o aumento da produção nacional de ostra em parceria com empresas privadas e associações do sector.

Bivaqua

Cooperativa Formosa

Costumes e Paladares

A nossa empresa, Costumes & Paladares do Atlântico, SA, situa-se na Zona Industrial de Cantanhede e dedica-se à transformação de pescado, com especial ênfase no bacalhau. Pensámos na localização da nossa fábrica tendo em conta a proximidade com portos marítimos, as acessibilidades às principais vias terrestres e a excelente qualidade da água. Trabalhamos com matéria-prima que nos chega de fornecedores selecionados, sempre com origem certificada, de modo a obtermos produtos de primeira qualidade. Respeitamos os métodos tradicionais de fabrico, trabalhando o pescado de forma artesanal e sem adição de químicos. Mantemos o foco na inovação e diferenciação a fim de levar os melhores produtos até si.

EA Aquacultura

Edulis

Emáqua

Exporsado

Figueira Fish

A FigueiraFish-Produção e Comércio de Peixe, Lda está situada no Salgado dos Armazéns de Lavos, concelho da Figueira da Foz, e é a proprietária dos Viveiros do Vale da Vinha e do Torrão. Com 18 tanques de produção, em mais de 18 ha de área, a FigueiraFish dedica-se à engorda de robalo e dourada, em regime semi-intensivo, aproveitando as excelentes condições e abundante alimento natural das águas salobras do estuário sul do rio Mondego. O peixe da FigueiraFish é cuidado e manuseado com as máximas regras de higiene e segurança sanitária exigíveis, assim como nas melhores condições de bem-estar animal que é possível praticar. Regularmente é renovada a água dos tanques e são realizadas análises laboratoriais da mesma, assim como do peixe, do gelo e da própria água da companhia utilizada na produção deste.

Flatlantic

Somos a maior piscicultura portuguesa especializada em pregado. Somos a maior unidade produtora na Europa de linguado e pregado com água do oceano. Somos Atlânticos: temos o mar em casa, dentro da nossa grande vila piscatória em Mira, Portugal.

Flor de Sama – Mugen SA

Francisco Avelelas

Gilberto Fernandes

Gomes & Rubianes

Greenaqua

Herdade do Pinheiro

A Herdade do Pinheiro S.A é uma empresa maioritariamente florestal e agrícola que se estende ao longo do Estuário do Sado e que iniciou o seu projeto de aquacultura com ostra angulata em sistema de pré-engorda em 2019. Como principal preocupação na sua gestão está o equilíbrio ecológico e sustentável da propriedade. Este projeto foi desenvolvido através de métodos e atividades o menos invasivas possíveis para os ecossistemas existentes. A propriedade, que está parcialmente integrada na RNES, é uma das principais rotas migratórias de várias espécies de aves. Historicamente a produção de Bivalves neste local sempre reuniu condições ambientais favoráveis, como temos vindo a confirmar ao longo dos tempos, com realce para a existência e aparecimento de bancos naturais de ostra ao longo das margens da propriedade. O seu método de produção baseia-se em cestos rotativos o que nos traz uma ostra de qualidade amplamente apreciada pelos nossos clientes, quer pela sua qualidade quer pelo seu aspecto final.

Ilha dos Puxadoiros, SA

A Ilha dos Puxadoiros desenvolve a sua atividade nos sectores da aquicultura (ostras e outros bivalves), Algacultura e Salinicultura (Algas, Salicórnia e Flôr de Sal) possuindo ainda infraestruturas para turismo natureza. As atividades são desenvolvidas em infraestruturas de produção localizadas na Ria de Aveiro, com uma área total de 37,4ha, dos quais 25ha são exclusivamente dedicados à produção ostrícola e de outros bivalves. Possui um portfólio diversificado de marcas, (Ilha dos Puxadoiros, Casa da Ria, Sal do Sol e, mais recentemente, Ostra em Casa, marca de e-commerce). Com frota de distribuição própria, constituída por 4 viaturas comerciais com sistemas de frio, a sua produção é destinada ao canal HoReCa, designadamente para o segmento de restauração premium e especializados em bivalves e mariscos e para médias e grandes superfícies com ofertas gourmet.

Marvellous Wave

Matefima

NMVL – Nuno Leonardo

Oceanemblematico

Oceano Fresco

A Oceano Fresco aplica técnicas inovadoras de aquicultura para cultivar bivalves de forma sustentável e com escala, estando focada em espécies de elevado valor. A Oceano Fresco começou em 2015 e tem como principais activos uma maternidade de bivalves, parte integral de um centro biomarinho situado na Nazaré e o primeiro viveiro de mar aberto do mundo para amêijoas, situado ao largo da costa de Lagos, no Algarve. A Oceano Fresco dedica-se exclusivamente ao cultivo de espécies nativas europeias tendo actualmente como espécies principais a amêijoa-macha (Venerupis corrugata) e a amêijoa-boa (Ruditapes decussatus). Tudo isto só é possível, com uma equipa dedicada de biólogos e cientistas que lideram os nossos programas de I&D e de melhoramento seletivo, premiados com um ‘Selo de Excelência’ da Comissão Europeia em 2021.

Os dois D

Ostra Ribeiro

Ostralusa, Lda

Ostras 4 Águas

Ostraselect

Piscicultura Anjo

Piscicultura Boa Água

Piscicultura Família Rodrigues

Piscicultura Farense

Piscicultura Júlia Maria

Proalga-Associação Portuguesa de produtores de algas

A PROALGA é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e tem como objeto a promoção, a defesa e a dinamização dos interesses dos produtores de algas (microalgas e macroalgas) bem como a sua representação junto das instâncias de decisão, organismos públicos e outras instituições públicas e privadas, nacionais, comunitárias ou estrangeiras.

Quinta do Salmão

Real Atunara

Rustiventur

Safiestela

Empresa líder de mercado, produtora de linguado (Solea senegalensis) de altíssima qualidade, garantindo uma absoluta Segurança Alimentar e comercializado nas principais cadeias alimentares e canal HORECA de vários países europeus e EUA. A SEA EIGHT utiliza tecnologia própria de última geração, altamente sustentável, com 97% de reciclagem de água, num processo altamente tecnológico e com total respeito pelo bem-estar animal e pelo ambiente, proporcionando emprego de qualidade

Seaculture

Seaentia

A SEAentia é uma startup Portuguesa fundada por quatro académicos em Setembro de 2017, com o objectivo de produzir peixe da maneira mais sustentável possível, através dum Sistema de Recirculação em Aquacultura – RAS (Recirculating Aquaculture System). Ao combinar a investigação científica mais recente com os avanços tecnológicos de engenharia, a SEAentia será pioneira a nível mundial na produção sustentável de Corvina (Argyrosomus regius) em RAS, desde o ovo até ao tamanho comercial e tendo sempre o bem-estar animal como prioridade. A longo prazo, a SEAentia pretende estabelecer-se como referência internacional na indústria da aquacultura, explorando novas espécies de peixe comercialmente relevantes e com boa aceitação pelo consumidor, e estabelecendo novas unidades de produção noutros locais do Mundo.

Stolt Sea Farm

Testa & Cunhas

Aproveitando as potencialidades e a riqueza em nutrientes do mar Português, respeitando os princípios da exploração sustentável, a Testa & Cunhas produz em mar aberto, em águas da classe A, bivalves com certificação de produção biológica – um produto natural, de eleição, seguro e nutricionalmente incomparável.

Viveiros Espargueira