aquacultores.pt

Unindo esforços pelo Futuro da

Aquacultura

em Portugal.

Próximas actividades

Actividades a decorrer

A aquacultores.pt – Associação Portuguesa de Aquacultores e a Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores (ADFMA), entidade responsável pela Escola do Mar dos Açores, celebraram um protocolo de cooperação com objetivo de fortalecer a colaboração entre as duas entidades, promovendo ações conjuntas que contribuam para o desenvolvimento da aquacultura nacional. A Escola do Mar dos Açores está situada na cidade da Horta no Faial, possui uma incubadora de base tecnológica para o mar e  implementa  ações formativas vocacionadas para marítimos, profissionais associados à economia azul e demais comunidades de aprendentes. Um dos seus grandes objetivos é o desenvolvimento da aquacultura nos Açores.

A 11 e 12 de junho reuniram-se em Bruxelas os diversos grupos de trabalho do Aquaculture Advisory Council. Este Encontro foi precedido por uma reunião preparatória da FEAP em que foram debatidos temas como:  o foco dos produtores de aquacultura para uma melhor informação aos consumidores nos pontos de venda Horeca; a exclusão da aquacultura da diretiva Bolkenstein através da UE; os impactos positivos do Diálogo Estratégico sobre o futuro da Agricultura da UE na aquacultura.

Nos dias 11 e 12 de junho, os membros do Grupo de Trabalho da AAC participaram numa série de 3 reuniões – as reuniões do Grupo de Trabalho Peixes, dos Bivalves e das Questões Horizontais. Nas questões relativas ao peixe foram discutidas:

– O relatório da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) sobre parasitas em peixes , que vem confirmar os peixes de aquacultura como livres de parasitas que podem ter repercussões no homem,

– Dados sobre a produção europeia de caviar e os regulamentos CITES
– Atualização do mandato da Comissão Europeia sobre salmão e truta de aquacultura

– O projeto de recomendações sobre boas práticas em piscicultura e sobre as prioridades do centro de referência da UE para o bem-estar dos peixes

No grupo de trabalho Bivalves:
– Uma atualização sobre a próxima revisão dos limiares para os níveis máximos de arsénio inorgânico em moluscos.
– Uma apresentação  sobre a estratégia da indústria francesa de marisco sobre o indicador Norovirus
– Uma atualização sobre a situação do caranguejo azul  em Itália

Nas questões horizontais:
– Atualização  sobre os próximos documentos de orientação, a campanha de comunicação da UE, o inquérito anual sobre a evolução da aquicultura da UE e o lugar da aquicultura no novo diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura da UE .
– Lançamento de novos trabalhos sobre a PEFCR ( Product Environmental Footprint Category Rules Guidance) e Algas.
– Próximas etapas do trabalho sobre a Priorização da Investigação, Informação ao Consumidor, Reforma da Política de Aquacultura e Aquacultura Orgânica.

Home

 

Atividades passadas

Decorreu a 29 de maio em Cascais a 2ª reunião do Comité de acompanhamento do programa Mar 2030. Este Comité constituído por representantes da Pesca, Grupos de ação Local, Associações da transformação do Pescado, entidades da tutela, IPMA, DGRM, CCDR, DRAP, ONG’s e outros, tem na Associação Portuguesa de Aquacultores, os representantes da aquacultura nacional. Aqui é analisado o ponto de situação do Mar 2030, os constrangimentos, os desafios e os próximos passos deste programa.

Decorreu entre 28 e 30 de maio, no Departamento de Ciências de Vida da Universidade de Coimbra (DCV-UC), a reunião anual do Grupo de Trabalho para a Avaliação de Risco das Interações Ambientais da Aquacultura do Conselho Internacional para a Exploração dos Oceanos (ICES – WGREIA). Este grupo de especialistas, constituído por cientistas da Noruega, Canadá, Reino Unido e Irlanda, procura aprofundar o conhecimento das interações entre as atividades aquícolas e o meio ambiente, bem como os efeitos daí resultantes. Estas reuniões visam desenvolver ferramentas, métodos e modelos de avaliação de risco/benefício baseadas na ciência para o desenvolvimento sustentável e gestão informada desta indústria. Uma abordagem essencial para a mitigação dos riscos, bem como para a otimização dos benefícios ecossistémicos, tanto para a indústria como para a sociedade.

Decorreu entre 23 e 24 de maio, em Istambul, a reunião anual da FEAP. A reunião anual é um marco importante na vida da Federação Europeia, porque  é o momento em que podemos tomar o pulso dos seus diferentes segmentos, discutir estratégias comuns para tornar a aquacultura e a piscicultura mais bem compreendidas e aproximá-las dos consumidores e da sociedade. É também um momento chave para motivar as associações parceiras, desenvolver acções comuns para tornar a Aquacultura uma realidade!

Durante estes dois dias  recolhemos e comparamos dados, fizemos o ponto da situação em diferentes espécies e comissões temáticas e exploramos as tendências futuras e como isso vai transformar a aquacultura, e tudo o resto!

FEAP 2024 Annual General Meeting & Award

As suas ideias. Os seus temas. O nosso Futuro!

Ajude a moldar o Futuro da Aquacultura em Portugal.

Torne-se Associado da Associação Portuguesa de Aquacultores e faça da Associação a sua voz. A sua contribuição é essencial para o progresso da nossa atividade.