aquacultores.pt

Actividades passadas

Workshop para a promoção de boas práticas de aquacultura sustentável no Mediterrâneo e no Mar Negro.

A aquacultores.pt estará presente no próximo dia 18 de janeiro em Roma para apresentar, no âmbito do ” Workshop for Promoting Sustainable Aquaculture Practices in the Mediterranean and Black Sea Regions” 2 exemplos de boas práticas de aquacultura realizadas em Portugal, de acordo com as diretrizes de boas práticas para a aquacultura definidas pela FAO e pela GFCM (General Fisheries Commission for the Mediterranean).

Os exemplos que iremos apresentar são: o trabalho do grupo de trabalho ALREMAR na zonação das áreas para a aquacultura no Algarve e a atividade do World Café realizada no XXIII Seminário da Aquacultores.pt. O primeiro integrado na “Guidelines for streamlining aquaculture licensing and leasing processes” e o segundo na “Guidelines in support of social acceptability for sustainable aquaculture development”.

A estratégia da FEAP (Federação Europeia dos Produtores de Aquacultura) inclui o envolvimento com organizações de prestígio, e a FAO é uma delas. A FEAP e a GFCM têm um protocolo para a Promoção de Boas Práticas de Aquacultura Sustentáveis ​​nas Regiões do Mediterrâneo e do Mar Negro.
Além da formação para jovens mulheres em aquacultura que teve lugar em Junho na Grécia e foi um grande sucesso, esse protocolo também visa divulgar as diretrizes da CGPM para a aquacultura através de um workshop. Nesse sentido a Aquacultores.pt foi convidada a dar o exemplo português nalgumas boas práticas. O mesmo farão a Associação Italiana, a Espanhola, a Grega e a Húngara. Entre os convidados estarão representantes da FAO e dos países mediterrânicos.
As diretrizes da CGPM também estão disponíveis em https://feap.info/index.php/aquaculture-a-sustainable-and-resilient-sector-growing-to-its-full-potential/

Relacionado

Workshop para a promoção de boas práticas de aquacultura sustentável no Mediterrâneo e no Mar Negro.